#PodcastFriday - ainda funciona?

Em 2016, publiquei um texto analisando a primeira semana da ação #podcastfriday. De lá pra cá muita coisa mudou, tanto na mídia podcast quanto na forma como disponibilizo na internet as coisas que faço. No que se refere a mim: deletei minha conta do Medium, onde tinha postado originalmente o texto junto com outras análises sobre podcast. Esses materiais não estão mais disponíveis. Mas resgatei no meu arquivo o primeiro texto e republiquei aqui por causa do episódio mais recente do podcast Alô ténica!, do Leo Lopes. Nesse episódio, que trata de como podemos ajudar o podcast a crescer, o Leo menciona a ação #podcastfriday e fiquei curioso para saber como anda a movimentação a partir da hashtag.

Um grande problema do uso do #podcastfriday é o fato de que as pessoas poucas vezes seguem a proposta original: indicar links de episódios específicos. No lugar disso, o que muita gente faz é mencionar muitos perfis de podcasters em sequência. Eu sempre achei que esse tipo de uso pouco efetivo (que estimula uma conversa entre produtores e ouvintes assíduos, mas não aproxima um potencial novo ouvinte) ia acabar cansando o uso da hashtag, mas não foi bem assim.

Mesmo com esse uso “errado”, me surpreendi com o fato de que muita gente ainda dedica, toda sexta-feira, um tempinho para usar a #podcastfriday. Nos dados que extraí hoje (23/11/2018) coletei 1.018 tweets, que incluem as postagens do dia 16/11 até hoje. Desse número geral, foram 264 posts no dia 16 de Novembro, 565 no dia 23 de Novembro e os outros no meio da semana (sim, tem gente que usa a #podcastfriday na segunda, terça etc.).

Dá pra perceber na imagem abaixo um número muito grande de interações, mas não só de perfis brasileiros, já que a hashtag passou a ser usada durante esse período por pessoas de outros lugares também.

 Acesse uma versão em alta definição da imagem  nesse link .

Acesse uma versão em alta definição da imagem nesse link.

Nesse recorte fica mais fácil visualizar os perfis brasileiros mais atuantes ou com mais menções:

podcastfriday23112018 destaque.png

Outros dados importantes são as palavras mais usadas e os perfis que receberam mais menções:

Palavras mais frequentes

Perfis com maior número de menções

É bom perceber que a ação não morreu e ainda funciona de alguma forma, mesmo que não mantenha o espírito original. E você, ainda usa a #podcastfriday?