Três Minutos #226 - As estatísticas do Ficções

Em Agosto desse ano (mais especificamente a partir do dia 20/08) eu comecei a publicar o Ficções diariamente. E assim vou até, pelo menos, 20 de Agosto de 2019. Antes disso, eu nunca tinha buscado estatísticas detalhadas do podcast, até porque o Squarespace (plataforma que uso para publicar o Ficções), só oferece estatísticas sobre acesso ao site e número de assinantes de RSS. No entanto, entre número de assinantes e número de downloads, existe uma diferença razoável. E por isso tive a curiosidade de saber, a partir desse momento em que o podcast virou diário, como seriam as estatísticas dali pra frente.

Pesquisei um pouco e descobri que o Blubrry tem um serviço de estatísticas para podcasts que eu poderia inserir no meu site. Fiz isso naquele momento e agora fiquei surpreso de ver que nos últimos quatro meses (Agosto a Dezembro de 2018) tive mais de 100.000 downloads. É pouco perto dos grandes podcasts do Brasil, mas é muito mais que eu imaginava que o Ficções tinha.

Downloads Ficções.png

Além disso, acabei tendo um panorama interessante de como os ouvintes escutam o Ficções. Por exemplo, a maioria, como era esperado, escuta o podcast por smartphone, mas há quem escute pela web e até mesmo com auxílio de assistentes pessoais virtuais (Google Assistente?). Outra coisa bacana é ver quais os aplicativos mais usados. Para minha surpresa, o Castbox é o app mais usado por ouvintes do Ficções, seguido pelo app nativo de IOS. E o Spotify, que eu imaginei que seria relevante, nem aparece entre os dez mais utilizados.

Estatísticas de podcasts ainda são um mistério pra mim (e talvez não só pra mim) mas, apesar desses dados mudarem pouco o modo como vejo a produção do Ficções, acho importante conhecer um pouco mais de você que me escuta, ainda que seja por essa entidade estranha que são os dados.