Ficções #25 - Metalinguagem

Já faz mais de um ano que eu comecei com o Ficções. O primeiro episódio foi publicado em Maio de 2014 e de lá pra cá algumas coisas mudaram. No começo os episódios eram muito espaçados e fiquei mesmo alguns meses sem publicar episódio algum. Além disso, a produção - que já não é lá essas coisas - era mais simples ainda.

Só agora no começo de 2015 é que o podcast engrenou, eu comecei a adotar um formato mais padronizado e passei a publicar episódios semanais.

O Ficções é um podcast bem simples e é algo que me dá muita satisfação em fazer. Mas passado um ano de existência, e chegando no 25º episódio, meio que me deu uma vontade de compartilhar um pouco da sensação de solidão que tenho fazendo esse podcast.

Gravei esse episódio em uma manhã de frio aqui em Brasília. Eu estava fora de casa e, pensando sobre a pauta dos próximos programas, senti vontade de gravar, ali mesmo, naquele espaço bucólico no meio dessa cidade enlouquecida, uma reflexão sobre as minhas reflexões.

Enfim, esse é um podcast sobre o podcast. Algo que foge um pouco à proposta geral, mas que ainda assim é filosofia. Afinal, como escreveu André Comte-Sponville, filosofar é "pensar sua vida e viver o seu pensamento". E o que eu mais quero é poder continuar fazendo isso, enquanto tiver forças e antes que seja tarde. Então, vamos seguindo.

Tema da próxima semana (episódio 26): televisão.