O que é a filosofia? - Aula 1 / 1º Ano

A pergunta sobre o que é a filosofia é uma pergunta essencial, principalmente se considerarmos o fato de que não estamos habituados a nos perguntar o que as coisas são.

Vivemos a nossa vida sem nos perguntar de onde vem a comida que comemos ou os produtos que consumimos; não questionamos o porquê de estudarmos determinados assuntos em detrimento de outros e também não fazemos muita questão de entender as diferenças culturais que nos separam de outros povos.

Sim, eu sei que estou fazendo generalizações muito grandes e que algumas pessoas se preocupam e se questionam sobre tudo o que considerei antes - você, talvez. Mas essas algumas pessoas certamente não são a maioria e se considerarmos os itens que citei antes como essenciais para a vida de todas as pessoas, o que exatamente levaria alguém a não se fazer essas perguntas?

Hábito, ideologias, falta de interesse? Provavelmente.

Mas ainda que aceitemos que devemos nos perguntar sobre a origem das coisas a pergunta "o que é a filosofia?" sempre soa estranha na primeira aula de filosofia. E isso principalmente se considerarmos que a filosofia é uma área do conhecimento que insiste nessa pergunta de maneira exaustiva - e sem conseguir conquistar uma resposta definitiva!

Mas a pergunta sobre a essência das coisas é importante em todos os seus aspectos, mesmo quando não é possível alcançar uma resposta que se pareça com uma solução (até porque algumas perguntas podem simplesmente gerar novas perguntas, e o que haveria de ruim nisso?).

Assim, gostaria que você pensasse um pouco sobre esse tema inicial que foi discutido na aula de hoje ("O que é a filosofia?"), pesquisando conceitos de filosofia. Procure em livros, revistas, na internet ou pergunte para pessoas que você acredita que podem ter a resposta. Depois reflita sobre os conceitos que encontrar e traga suas dúvidas, questionamentos e ponderações na próxima aula. 

As perguntas e as dúvidas podem ser mais interessantes do que as respostas prontas, mas é preciso partir de algum lugar. Por isso, convido você a iniciar esse processo se perguntando sobre a origem da filosofia. A ideia é que você chegue a um ponto em que passe a fazer espontaneamente essa mesma pergunta ("o que é?") sobre outras coisas que lhe interessam. Aceita o desafio? Então, deixe o seu comentário na seção abaixo.